Proerd trabalha com pessoas surdas
Ontem (24) a Polícia Militar de Itajaí iniciou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) com os alunos do Setor de Atendimento à Pessoa Surda, mantido pelo curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O ex-aluno da Univali, Germano Carlos Dutra Júnior, desenvolveu o material didático em parceria com a soldado Mara Cristina Chaves, instrutora do Proerd, que também aprendeu a Libras para se preparar para essa atividade e há 2 anos trabalha com o projeto.
A proposta é atingir as 99 pessoas atendidas pela Univali. Na primeira etapa o curso será realizado com 15 crianças da 4ª série do ensino fundamental, todas as terças-feiras, durante dez semanas.
Com o objetivo principal da prevenção as drogas e a violência, este projeto também proporciona a inclusão social dos alunos surdos, com o diferencial de que o policial militar é quem ministra as aulas utilizando a linguagem dos sinais, assim promovendo maior interação e compreensão.
Para o coordenador do Proerd do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente Luís Carlos Cruz dos Santos, a aula inicial foi um sucesso, pois os alunos prestaram depoimentos entusiasmados com relação a apostila que ficou bem compreensível. O desempenho da soldado Cristina foi outro dos pontos altos da prática. Além de dominar a Libras, ela
tem uma forma descontraída e evolvente de ministrar suas aulas, cativando os alunos para uma participação intensa.


